bem estar

BEM ESTAR E ALIMENTAÇÃO

Bem estar, qualidade de vida, saúde… São termos cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Somos seres holísticos, ou seja, nosso ‘todo’ é muito maior que a simples soma das partes. Por isso, compõe o nosso bem estar e qualidade de vida aspectos emocionais, sociais, afetivos, cognitivos e físicos. Dentro dos aspectos físicos, a alimentação é, sem dúvida, um dos requisitos mais fortes, aliada à atividade física regular. O consumo em excesso ou a retirada de determinados alimentos do cardápio, podem prejudicar a nossa saúde. Por isso, a menos que tenhamos alguma intolerância ou alergia, o ideal é manter equilíbrio na ingestão de alimentos.

Determinados alimentos, em função de suas propriedades nutricionais, desempenham importante papel na manutenção do nosso bem estar. Alguns deles estão descritos na sequência.

Azeite de oliva: rico em ácidos graxos monoinsaturados, que baixam o colesterol ruim e aumentam o bom. Os antioxidantes da azeitona – polifenóis e Vitamina E, impedem a ação dos radicais livres e o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Ele protege a pele, combate dores e inflamações, facilita a digestão, melhora a atividade intestinal e estimula a absorção de cálcio pelos ossos.

Óleo de coco: melhora a imunidade; combina com qualquer tipo de alimento; não há contraindicação, pois é saudável e rico em nutrientes; pode substituir os tradicionais óleos de cozinha, pois, sendo um triglicerídeo de cadeia média, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais; ajuda a emagrecer, pois é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado. Ele hidrata pele e cabelos, tanto ingerido como no uso tópico. Pode ser usado antes de ‘malhar’, pois fornece energia rápida para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo.

Quinoa: possui entre 11 a 14% de proteína vegetal, com alto valor biológico e facilmente absorvida pelo organismo. A proteína presente na quinoa é composta por uma combinação de aminoácidos essenciais para a alimentação humana. É isenta de glúten, rica em sais minerais, vitaminas e fonte de ômega 3 e 6.

As próximas edições contemplarão outros alimentos igualmente indispensáveis ao nosso bem estar global.

 

Fontes:

revistavivasaude.uol.com.br

exame.abril.com.br

mundodaquinoa.com.br

Deixe uma resposta.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *