Erva Tulsi: “Manjericão Sagrado”

Conheça a história e os benefícios desta planta Ayurvédica

O manjericão sagrado, (Ocimum sanctum ou Ocimumtenuiflorum) é uma erva ayurvédica que é considerada vital na Índia. Também conhecida como “Tulasi”, a Erva Tulsi é amplamente conhecida por seu poder terapêutico abrangente, sendo capaz de manter a homeostase corporal (processo de regulação que mantém o organismo em constante equilíbrio) e combater os efeitos do estresse.

A Erva Tulsi possui uma história rica e vem sendo utilizada há pelo menos 3.000 anos e para os hindus a erva é a manifestação vegetal da deusa “Lakshmi”, a deusa hindu da riqueza e pureza. A erva é tão reverenciada na Índia que as famílias hindus são consideradas incompletas se não tiverem uma Tulsi à vista. Ela possui vários usos práticos e cerimoniais, desde repelir insetos até santificar o lar. Todas as partes da Erva Tulsi são consideradas sagradas. Suas folhas são consideradas adaptógenas (agentes anti-estresse) e têm sido amplamente utilizadas para promover a saúde em todo o corpo.

Hoje, a Erva Tulsi é comumente consumida em forma de suplemento ou como chá. É usado como um remédio natural e vários cientistas e pesquisadores indianos estudam e apontam os efeitos farmacológicos de várias partes da planta em nosso sistema imunológico, sistema reprodutivo, sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema gástrico, sistema urinário e bioquímica do sangue.

Propriedades terapêuticas
Na atualidade, são cada vez mais comuns doenças crônicas relacionadas ao nosso estilo de vida, isso inclui nossos hábitos diários como alimentação, sono e prática de exercícios físicos. Muitas destas patologias podem ser tratadas através dos preceitos Ayurvédicos, com foco em práticas de estilo de vida saudáveis e no consumo regular de ervas adaptogênicas como Tulsi ou Ashwagandha e outros produtos naturais.

De todas as ervas usadas no Ayurveda, a Tulsi (Ocimum sanctum) é proeminente e a pesquisa científica está agora confirmando seus efeitos benéficos à saúde. Há evidências crescentes de que a Erva Tulsi pode lidar com o estresse físico, químico, metabólico e psicológico através de uma combinação única de ações farmacológicas fantásticas.

Outra propriedade verificada e atribuída ao uso regular da erva Tulsi (como chá ou através de seu óleo essencial) é a proteção de órgãos e tecidos contra o estresse químico causado por poluentes industriais e metais pesados, bem como demonstrou contrariar o estresse metabólico através da normalização da glicemia, pressão arterial e níveis lipídicos e estresse psicológico através de efeitos positivos na memória e na função cognitiva e por suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas.

Benefícios Da Erva Tulsi:
• Diminuição do estresse e da ansiedade;
• Aumento do sistema imunológico;
• Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas;
• Gerenciamento de sintomas de diabetes;
• Melhora da saúde bucal;
• Aumento das funções cognitivas.

Fonte: novidadesaudavel.com.br