açúcar de coco

AÇÚCAR DE COCO: ADOÇANDO A VIDA DE FORMA SAUDÁVEL

O açúcar de coco é originado a partir da seiva extraída das flores do coco que, submetida ao calor, carameliza-se e desidrata-se, formando cristais não refinados de coco. Não são utilizados aditivos ou quaisquer produtos químicos neste processo.

A seiva do coco, e consequentemente o açúcar de coco, é rico em flavonóides, os quais possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Outra característica interessante do açúcar de coco, é quando comparado a adoçantes como a sucralose e o aspartame, que são edulcorantes obtidos sinteticamente. A sacarose presente no açúcar de coco, quando digerida no intestino, produz um hormônio que colabora para gerar a sensação de saciedade. Isso não acontece com os adoçantes artificiais.

O açúcar de coco, em função da presença do carboidrato xylose na sua composição, tem uma resposta glicêmica menor no organismo, com consequente menor necessidade de liberação de insulina. Ou seja, possui baixo índice glicêmico – até três vezes menor do que o açúcar tradicional.  Contém 16 aminoácidos benéficos ao organismo e 12 das vitaminas do completo B, além de cálcio, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre, manganês, fósforo e boro.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura-FAO, os açúcares derivados dos coqueiros são os adoçantes mais sustentáveis do mundo. E, se não bastasse tudo isso, assim como o açúcar refinado e o mascavo, o açúcar de coco carameliza quando aquecido! Ou seja, pode usado para o preparo de delícias saudáveis…

Deixe uma resposta.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *