Vamos publicar uma série de pequenas matérias sobre os produtos que as abelhas nos fornecem e seu benefícios. O primeiro é a Própolis. Depois virá o Mel, a Geleia Real e o Pólen.
A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colmeia. Com a própolis dentro da colmeia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.
A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.
A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:
– Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorroidas.
– Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
– Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
– Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
– Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
– Age como antioxidante no organismo.
– Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
– Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
– Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.
A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males.
Fonte: Adaptado de www.sulmel.com.br