“Prevenir é o melhor remédio”. A expressão é antiga, mas o recado sempre será atual quando o assunto é câncer de mama. As campanhas do Outubro Rosa de 2020 focam bastante na importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Isso porque a descoberta em estágio inicial traz até 90% de chance de cura.
Pode parecer clichê, mas vale a pena repetir, sim. Aquela consulta anual ao ginecologista, mesmo que não haja nenhum sinal de doença, pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Em muitos casos o câncer vai apresentar sintomas apenas quando estiver em estágios avançados.
Não há uma causa única para o câncer de mama. Estudos mostram que há uma probabilidade maior em mulheres a partir dos 40 anos, mas também há pessoas bem mais jovens que perderam a vida pela doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a genética tem influência entre 10% a 20% dos casos, mas entre 80% e 90% dos diagnósticos estão associadas a causas externas.
Nas campanhas do Outubro Rosa de 2020 o Ministério da Saúde está alertando a importância de pensar na saúde da mulher como um todo. Incentivar uma boa alimentação é indispensável. O Ministério da Saúde reforça que fatores como obesidade e consumo de álcool podem elevar o risco de câncer de mama. A estimativa é que 30% dos casos poderiam ser evitados com alimentação saudável, controle do peso, prática de atividade física e por evitar bebidas alcoólicas e cigarros.
Sinais de alerta ao câncer de mama
– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.