Ceia de Ano Novo – um momento de confraternização, celebração e gratidão… com alimentos saudáveis

O ritual de passagem de um ano que termina para um novo ano que inicia é sempre cercado de significados, passados de geração a geração.
Os alimentos consumidos na Ceia de Ano Novo traduzem os sentimentos e as expectativas que temos em relação ao futuro do novo ano. Nestes tempos difíceis de pandemia, ainda mais devemos valorizar momentos como estes, junto com as pessoas de quem gostamos.
Como tudo acontece ao redor de uma mesa, os alimentos acabem sendo um elo de ligação entre as pessoas, criando vínculos e despertando memórias agradáveis.
Nós, do Empório FazBem, queremos deixar algumas dicas de alimentos que podem fazer parte de Ceia de Ano Novo, em função dos seus significados, e também por causa do seu valor nutricional.

Lentilha
Boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. É rica em fibras insolúveis, importantes para o funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue.
Uva passa
É fonte de flavonoides – substâncias que aumentam a concentração de antioxidantes no sangue e melhoram o estado de coagulação, contribuindo para redução do risco de doenças cardiovasculares.
Figo
Essa fruta aparece acompanhando saladas e sobremesas e se associa à boa saúde para o novo ano. O figo é um excelente laxante natural, além de conter uma substância que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs
São ricas em magnésio, fósforo, zinco, niacina e outras vitaminas do complexo B, além de vitamina E e ácidos graxos essenciais (que são gorduras benéficas para nosso corpo). São consideradas antioxidantes, pois impedem a destruição celular ocasionada por radicais livres e podem ajudar na proteção contra doenças coronarianas. Auxiliam no combate à inflamação das células
Damasco
É o alimento ideal para servir como petisco ou sobremesa, pois é saboroso, de fácil digestão, rico em fibras, betacaroteno (importante antioxidante) e potássio (mineral essencial para o funcionamento adequado dos nervos e músculos).