Ovo de Páscoa saudável, saboroso e sem culpa

Os doces da Páscoa sempre são uma tentação. É muito comum jogar fora todo o esforço de um longo período de cuidados com a alimentação em poucos dias. Afinal, a oferta de doces excessivamente açucarados nesta época é tão tradicional quanto a data. 

Já pensou na possibilidade de consumir um doce saboroso, sem ter a sensação de arrependimento depois? A boa notícia é que isso é possível. A alfarroba, conhecida como chocolate saudável, é uma opção muito interessante ao chocolate tradicional.  

Substituir o saboroso chocolate? Só pode ser brincadeira! Não é mesmo. A alfarroba tem se popularizado cada vez mais entre as pessoas que não abrem mão de um delicioso sabor, mas também se preocupam com a saúde e com excesso de calorias. 

O que é alfarroba ?

A planta começou a ser cultivada na Grécia antiga, mas está presente em várias regiões do mundo. A árvore de alfarroba produz uma espécie de vagens, com sementes que fornecem muita polpa. 

Depois de secar e moer a polpa, o pó de alfarroba apresenta um sabor muito semelhante ao cacau, que é o ingrediente mais característico do chocolate. A alfarroba pode substituir o cacau em diversas receitas e com enormes vantagens: não necessita de açúcar, tem menos gordura e mais fibras.

Cinco benefícios da alfarroba 

👉🏻 Menos açúcar 

Por ser naturalmente doce, não necessita de açúcar para adoçar um ovo de Páscoa de alfarroba. É por isso que dá para ter uma Páscoa doce e sem culpa, já que a alfarroba possui ótimas propriedades nutricionais.  O problema de muitos ovos ou chocolates altamente processados são os aditivos químicos e o excesso de açúcares ultraprocessados. Isso torna o doce prejudicial à saúde e, em muitos casos, o que menos tem nele é o cacau.

👉🏻 Rico em antioxidantes 

É um alimento com alto teor de vitaminas A e C, que auxiliam na produção de colágeno. É considerado um poderoso antioxidante, atuando na prevenção ao envelhecimento precoce da pele, mantendo as células bem nutridas. 

👉🏻 Diabéticos podem consumir 

A alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, as fibras presentes nela evitam os picos de glicose, que podem causar resistência à insulina.  

👉🏻 Faz bem para os músculos 

É uma ótima opção para quem pratica atividade física. Os minerais presentes na alfarroba, como cálcio e magnésio, auxiliam na mobilidade muscular.  

👉🏻 Pode melhorar a qualidade do sono  

Por não ter estimulantes como cafeína e teobromina, que são encontrados no chocolate, a alfarroba é uma boa opção para sobremesas à noite. É recomendada para crianças mais agitadas e pessoas que sofrem com insônia.